terça-feira, 12 de maio de 2020

Revisão 02 - Medir com Régua Graduada

Figura 01 - Régua Graduada
A Régua Graduada (Escala) é um dos mais simples entre os instrumentos de medida linear. A régua apresenta-se, normalmente, em forma de lâmina de aço-carbono ou de aço inoxidável. Nessa lâmina estão gravadas as medidas em centímetro (cm) e milímetro (mm), conforme o sistema métrico, ou em polegada e suas frações, conforme o sistema inglês.
Utiliza-se a régua graduada nas medições com “erro admissível” superior à menor graduação. Normalmente, essa graduação equivale a 0,5 mm ou 1/32". As réguas graduadas mais usadas na oficina são as de 150 mm (6") e 300 mm (12").
Figura 02 - Uso da escala sem encosto.
Para medidas utilizando a Régua sem encosto, devemos subtrair do resultado o valor do ponto de referência. De modo geral, uma escala de qualidade deve apresentar bom acabamento, bordas retas e bem definidas, e faces polidas.
As réguas de manuseio constante devem ser de aço inoxidável ou de metais tratados termicamente. É necessário que os traços da escala sejam gravados, bem definidos, uniformes, equidistantes e finos. A retitude e o erro máximo admissível das divisões obedecem a normas internacionais.
Figura 03 - Exemplos de uso da escala.
Cada centímetro na escala encontra-se dividido em 10 partes iguais e cada parte equivale a 1 mm. Assim, a leitura pode ser feita em milímetro. A ilustração a seguir mostra, de forma ampliada, como se faz isso.
O técnico usa a escala para tomar medidas lineares, quando não há exigência de grande rigor ou precisão. Leia os espaços marcados e escreva o numeral à frente das letras, abaixo da régua.
A folha de informação tecnológica referente á escala está disponível no link: 15_08_001 Escala
© Direitos de autor. 2015: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 27/06/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário