quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Revisão 22 - Tipos e usos de Chaves de Aperto

As principais ferramentas de aperto e desaperto utilizadas na manutenção mecânica envolvendo parafusos, porcas, tubos e canos estão listadas agora.

Figura 01 - Chave de boca ajustável
1.1 - Chave inglesa ou ajustável: Ferramenta para ser utilizada em serviços de aperto ou desaperto, onde requer mudanças e ajustes constantes de medidas do bocal.  Substitui várias medidas de chaves fixas em uma só ferramenta.
Esta ferramenta tem uma aplicação universal. É muito utilizada na mecânica, em trabalhos domésticos e em serviços como montagem de torres e postes de eletrificação, e elementos de fixação roscados. A chave de boca ajustável não deve receber marteladas e nem prolongador no cabo para aumentar o torque.

Figura 02 - Chave de Grifo
1.2 - Chave grifo, stillson ou para cano: ferramenta potente muito comum na manutenção e reparos em hidráulica e serviços gerais na construção civil.
A chave para canos é também conhecida pelos seguintes nomes: chave grifo e chave Stillson. É uma ferramenta específica para instalação e manutenção hidráulica. Sendo regulável, a chave para canos é uma ferramenta versátil e de fácil manuseio. A chave para tubos, também conhecida pelo nome de “Heavy-Duty”, é semelhante à chave para canos, porém mais pesada. Presta-se a serviços pesados. 
Tanto a chave para canos quanto a chave para tubos não devem ser usadas para apertar ou soltar porcas.

1.3 - Chave para tubos de ajuste rápido: inovação IRWIN, chave similar as chaves de tubo com a diferença que se ajustam ao aperto automaticamentre sem necessidade de duas mãos para regulagem.
Figura 03 - Chave para Tubos
Com sua abertura até 2-1/4" (58mm), faz o mesmo trabalho das chaves de 12" e 14". Ergonômico, garante uma empunhadura forte, confortável e sem escorregões. Seu corpo em alumínio injetado a torna robusta, porém 43% mais leve que uma chave comum de 14"

1.4 - Chave fixa - A chave fixa, também conhecida pelo nome de chave de boca fixa, é utilizada para apertar ou afrouxar porcas e parafusos de perfil quadrado ou sextavado.
Figura 04 - Chave Fixa
Pode apresentar uma ou duas bocas com medidas expressas em milímetros ou polegadas. Chave fixa ou chave de boca são abertas na ponta e sempre tem duas medidas diferentes na mesma chave.
Utilizar as chaves com bitolas iguais aos parafusos ou porcas, para que não haja folga. O uso de chaves com bitolas diferentes dos parafusos ou porcas poderá danificar a chave e o parafuso também.

1.5 - Chave estrela  - Esta ferramenta tem o mesmo campo de aplicação da chave de boca fixa, porém diversifica-se em termos de modelos, cada qual para um uso específico.
Figura 05 - Chave Estrela
Por ser totalmente fechada, abraça de maneira mais segura o parafuso ou porca.
Chaves estrela são parecidas, porém são fechadas e possuem o tamanho certo da peça a ser parafusada ou desparafusada. Podem ser sextavadas ou estriadas. Também possuem duas medidas diferentes, uma em cada extremidade.
Chave estrela com geometria estriada é indicada para fazer apertos e desapertos iniciais, possibilitando torques superiores e mais seguros através da maior quantidade de pontos de contato com o parafuso. Sempre que possível, mantenha a boca da chave estrela perfeitamente assentada sobre a porca ou cabeça do parafuso.

1.6 - Chave combinada - A chave combinada também recebe o nome de chave de boca combinada.
Figura 06 - Chave Combinada
Sua aplicação envolve trabalhos com porcas e parafusos, sextavados ou quadrados. A chave combinada é extremamente prática, pois possui em uma das extremidades uma boca fixa, e na outra extremidade uma boca estrela. A vantagem desse tipo de chave é facilitar o trabalho, porque se uma das bocas não puder ser utilizada em parafusos ou porcas de difícil acesso, a outra boca poderá resolver o problema.
Chaves fixas, chaves estrela e chaves combinadas não devem ser batidas com martelos. Se martelarmos essas chaves, o risco de quebrá-las é alto. Se houver necessidade de martelar uma chave de aperto e desaperto para retirar um parafuso ou uma porca de um alojamento, deve-se usar as chamadas chaves de bater, que são apropriadas para receber impactos.

1.7 - Chave com catraca: esta chave é uma evolução da chave combinada. trata-se da união da chave fixa com a chave catraca.
Figura 07 - Chave com catraca
Com suas extremidades podendo ser móveis, facilitam muito o acesso a locais difíceis com pouco espaço para o processo.
Chave catraca: Para trabalhos com soquetes no aperto ou desaperto de componentes. São encontradas com encaixes de ¼” até 1” dependendo da aplicação. Quando for possível utilize a chave combinada com catraca, pois isto agiliza a operação.

Figura 08 - Chave de Impacto
1.8 - Chaves de impacto - Há dois tipos de chaves de bater: a chave fixa de bater e a chave estrela de bater. As chaves fixa de bater e estrela de bater são ferramentas indicadas para trabalhos pesados. Possuem em uma de suas extremidades reforço para receber impactos de martelos ou marretas, conforme seu tamanho.

1.9 - Soquetes - Dentro da linha de ferramentas mecânicas, este tipo é o mais amplo e versátil, em virtude da gama de acessórios oferecidos, que tornam a ferramenta prática. Os soquetes podem apresentar o perfil sextavado ou estriado e adaptam-se facilmente em catracas, manivelas, juntas universais etc., pertencentes à categoria de acessórios.
Dentro da categoria de soquetes, há os de impacto que possuem boca sextavada, oitavada, quadrada e tangencial, com ou sem ímã embutido. Esses soquetes são utilizados em parafusadeiras, em chaves de impacto elétricas ou pneumáticas, pois apresentam paredes reforçadas. Os soquetes de impacto apresentam concentricidade perfeita, o que reduz ao mínimo as vibrações provocadas pela alta rotação das máquinas onde são acoplados. Os soquetes comuns não devem ser utilizados em máquinas elétricas ou pneumáticas, pois não resistem às altas velocidades e aos esforços tangenciais provocados pelas máquinas em rotação. 
Figura 09 - Chave Catraca e soquetes
A chave soquete, pela sua versatilidade, permite alcançar parafusos e porcas em locais onde outros tipos de chaves não chegam. Soquetes e acessórios que, devidamente acoplados, resultam em chaves soquete. Soquete (“cachimbo” ou “pito”) são largamente utilizados na indústria metal-mecânica, automobilística e manutenções em geral para trabalhos de aperto e desaperto de porcas e parafusos. Vendidos avulsos ou em jogos são encontrados em milímetros ou polegadas com encaixes sextavados ou estrelados. De acordo com o serviço a ser executado podem se encaixar em chaves catraca com quadrado de ¼”, 3/8” , ½” , ¾” ou 1” .

1.10 - Chave “L”: Muito utilizada por mecânicos na manutenção automotiva. Com duas “bocas” de aperto são parecidas com as chaves canhão e por serem longas são usadas em locais de difícil acesso.

DICAS DE UTILIZAÇÃO

Sempre usar a chave perpendicular ao eixo do parafuso ou porca. Isto aumenta a vida útil da ferramenta e torna a operação mais segura. Ao utilizar uma chave não puxe a chave na direção do corpo, e sim empurre.
Não utilizar canos ou barras extensoras para atingir maiores torques. Ao aumentar a distância da aplicação da força, aumenta-se o torque que pode ser fornecido aos soquetes e, consequentemente ao parafuso ou
porca, além de se correr o risco de quebrar a ferramenta.

Não golpear as chaves com martelos ou outros objetos as chaves para soltar cabeças de parafusos ou porcas encravadas. Elas não foram desenvolvidas para receber este tipo de impacto.
A falta de atenção para estes cuidados poderá resultar no escapamento da chave com consequente risco de acidente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário