segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Tecnologia Mecânica - Aula 03 - Metais não ferrosos

No sistema de combate a incêndio, no sistema de irrigação do jardim, assim como nas cozinhas das residências e empresas, as torneiras e conexões podem ser fabricadas em ligas de latão e ficam em contato direto com a água ou expostas ao ambiente. Esses produtos e acessórios são exemplos de metais não ferrosos.
Os metais não ferrosos são todos os metais que não contêm o elemento ferro na sua composição ou apresentam em pequena quantidade.
Os metais não ferrosos são obtidos a partir dos processos de separação por métodos metalúrgicos de uma variedade de matérias-primas. Quando primárias, as rochas extraídas das jazidas minerais são moídas, britadas, peneiradas e refinadas para obtenção do elemento desejado. As matérias-primas são enviadas para as metalúrgicas para serem submetidas aos processos de forno e outros beneficiamentos.
As matérias-primas secundárias são resultantes do tratamento de sucatas de outros metais para retirada dos resíduos dos metais não ferrosos ou que foram utilizados como recobrimentos superficiais.
Você viu como os metais não ferrosos são úteis para a construção de vários objetos utilizados no nosso cotidiano, veja agora os principais metais não ferrosos e sua aplicabilidade.
 Os metais não ferrosos e suas ligas apresentam uma variedade de propriedades mecânicas, que possibilitam a sua utilização na fabricação de peças e acessórios para a indústria metalmecânica, segmentos elétricos, domésticos e até na área esportiva. Observe algumas dessas propriedades na figura 02.
Agora você irá reconhecer as características básicas, propriedades e aplicações dos metais não ferrosos utilizados na indústria.
As ligas metálicas não ferrosas que são aquelas que não possuem o elemento químico ferro em sua composição, ou apresentam, porém em pequena quantidade. O bronze por exemplo, é um exemplo deste tipo de liga, pois é obtido a partir da mistura de Cobre (Cu) e Estanho (Sn). Outro exemplo é o latão que é obtido da junção do Cobre com o Zinco (Zn) e é utilizado desde a pré-história.
Este tipo de liga é caracterizado por uma baixa densidade, e alta condutividade térmica e elétrica além de uma maior resistência à corrosão do que as ligas metálicas ferrosas. As ligas mais utilizadas na indústria são as que possuem Alumínio em sua composição.
Os metais não ferrosos, como o Titânio e as ligas de alumínio-titânio-estanho, são utilizados na composição de implantes ortopédicos e até em elementos de turbinas de aviões e foguetes. 
Veja abaixo as principais ligas e suas aplicações: 
  • Liga de bronze: é uma liga forte, resistente à corrosão e de fácil fundição. Muito utilizada por escultores. Além disso, é utilizada em instrumentos musicais devido a sua capacidade de geração de ondas específicas. 
  • Liga de latão: existem no mínimo 10 tipos de ligas de latão que diferem devido a porcentagem dos metais que a compõe e suas aplicações compreendem diversos segmentos como por exemplo a fabricação de armas, cartuchos, radiadores, parafusos, moedas, entre outros. 
  • Liga de alumínio: é muito utilizada na construção civil e na arquitetura, em embalagens, em utensílios de cozinha, em condutores elétricos, dentre outras diversas aplicações.
© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 31/01/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário