segunda-feira, 2 de março de 2020

Tecnologia Mecânica - Aula 07 - Elementos de fixação: roscas

A rosca é um conjunto de filetes com perfis constantes e helicoidais ao redor de uma superfície cilíndrica ou cônica. As roscas podem ser internas ou externas. As roscas internas são as que se encontram no interior de furos, como nas porcas. As roscas externas localizam-se no corpo de um eixo cilíndrico, por exemplo, os parafusos.
As roscas têm as seguintes funções:  
  • Possibilitar a união e resistência de fixação de peças e componentes mecânicos durante a montagem e desmontagem de manutenção;
  • Para transmissão de força e movimento das peças fixadas.

Agora que vimos a função das roscas, vamos conhecer a sua nomenclatura. Observe a figura a seguir:

Sistemas Normalizados de roscas
A rosca é fabricada a partir de sistemas normalizados. Veremos a seguir três sistemas mais utilizados aqui no Brasil, são eles: Sistema Métrico Internacional, Sistema Inglês e Sistema Americano.

No sistema métrico, medidas das roscas são determinadas em milímetros. Os filetes têm forma triangular, ângulo de 60º, crista plana e raiz arredondada.
No sistema whitworth, as medidas são dadas em polegadas. Nesse sistema, o filete tem a forma triangular, ângulo de 55º, crista e raiz arredondadas. O passo é determinado dividindo-se uma polegada pelo número de filetes contidos em uma polegada.
No sistema americano, as medidas são expressas em polegadas. O filete tem a forma triangular, ângulo de 60º, crista plana e raiz arredondada.
Nesse sistema, como no whitworth, o passo também é determinado dividindo-se uma polegada pelo número de filetes contidos em uma polegada.
Nos três sistemas, as roscas são fabricadas em dois padrões: normal e fina. A rosca normal tem menor número de filetes por polegada que a rosca fina.
No sistema whitworth, a rosca normal é caracterizada pela sigla BSW (british standard whitworth – padrão britânico para roscas normais). Nesse mesmo sistema, a rosca fina é caracterizada pela sigla BSF (british standard fine – padrão britânico para roscas finas).
No sistema americano, a rosca normal é caracterizada pela sigla NC (national coarse) e a rosca fina pela sigla NF (national fine).
Além desses, existem outros sistemas de roscas, que podem ser consultados em catálogos ou manuais.

Tipos de Roscas 
Os tipos de roscas variam de acordo com perfil e com o sentido de direção dos filetes. 
  • Variações de roscas conforme a perfil dos filetes: 
  • Variações de roscas conforme o sentido de direção do filete:

Identificação de Rosca
A identificação da rosca é realizada quando a mesma não traz especificações técnicas necessárias para a atividade que será desenvolvida. 
Medindo com a escala e com o paquímetro
Sendo assim, os seguintes instrumentos são utilizados:
  • Pente de rosca: para medir os ângulos dos filetes, passo em milímetro e dos filetes por polegada.
  • Escala e paquímetro: para identificar o passo em milímetro e dos filetes por polegada.

Os verificadores de rosca
Esses instrumentos são chamados verificadores de roscas e fornecem a medida do passo em milímetro ou em filetes por polegada e, também, a medida do ângulo dos filetes.
O pente de rosca ou canivete de rosca possui um lado com o padrão métrico e um lado com o padrão inglês(polegada), também há em apenas um padrão e os mais antigos com outros tipos de roscas.
A identificação de rosca é de extrema importância para o processo de manutenção, que envolve a montagem e desmontagem dos equipamentos. A utilização desta prática minimiza falhas, como danos na junção, entre os elementos de fixação e melhoria da produtividade da tarefa do técnico.
O primeiro procedimento para descobrir o tipo de roscas consiste na medição do passo da rosca. Para obter essa medida, podemos usar um verificador (pente / canivete) de rosca, escala ou paquímetro, sendo mais confiável o verificador de rosca.
Para usar o pente de rosca procure no pente qual mais se parece com o parafuso  encaixe e veja contra a luz se não houver passagem de luz esta e a medida se passar luz pegue um maior ou menor ou com outro sistema de medida.

Exemplo: No canivete verificamos que a lâmina usada para o encaixe perfeito foi uma métrica com passo de 2,5 e no paquímetro vimos que o parafuso é de diâmetro 20 mm, consultando a tabela abaixo, confirmamos os dados.

© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 29/02/2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário