segunda-feira, 16 de março de 2020

Tecnologia Mecânica - Aula 09 - Elementos de Apoio: Guias de deslizamento e de rolamentos

GUIAS 
As guias são elementos utilizados em máquinas e equipamentos industriais, para assegurar a direção e trajetória durante o deslocamento de conjuntos mecânicos, como cabeçotes, mesas e portas de máquinas, por exemplo. As guias podem ser abertas ou fechadas em relação à geometria de montagem. As guias classificam-se em dois grupos: Guias de deslizamento e Guias de rolamento.
GUIAS DE DESLIZAMENTO
As guias de deslizamento são utilizadas em máquinas operatrizes, como: tornos e fresadoras. As guias precisam de lubrificação, para um bom funcionamento, e podem ser empregadas por meio de combinações de vários perfis de guias de deslizamentos, conhecidos como barramento.
As guias podem ser cilíndricas ou prismáticas, sendo que as prismáticas podem ser de faces paralelas, rabo de andorinha ou em perfil V.
Em algumas situações, pode haver folga entre as partes da guia, mas é possível compensá-las através das réguas de ajustes. 
RÉGUAS DE AJUSTE 
Devido ao contato entre as faces da guia, pode haver desgaste entre as partes, gerando folga excessiva e diminuindo a precisão do movimento. Por isso, as guias prismáticas costumam ter mecanismo de compensação de folga, chamados régua de ajuste. 
As réguas de ajustes devem ter o mesmo perfil da guia, na região em que será aplicada, e podem ser ajustadas ao longo do comprimento da guia. Veja na figura o detalhe da régua de ajuste.
Nas guias deslizantes, é necessário, além das réguas de ajustes, a lubrificação.
LUBRIFICAÇÃO
Para facilitar o deslizamento e diminuir o desgaste gerado pela fricção entre as faces, as guias devem ser lubrificadas com óleo, de acordo com a frequência de uso.
Em situações que a área de contato é muito grande, é necessário que as guias tenham ranhuras entre as faces, para possibilitar que o óleo atinja toda a extensão da guia, promovendo a formação de uma película lubrificante entre as partes.
Na imagem a seguir é possível identificar uma guia de deslizamento tipo rabo de andorinha, as ranhuras para lubrificação e a régua de ajuste. É possível também notar os parafusos de ajuste.
Vamos, agora, analisar o outro tipo de guia, a guia de rolamento.
GUIA DE ROLAMENTO
As guias de rolamento geram menor fricção que as guias de deslizamento. Isto ocorre porque os elementos rolantes giram entre as guias, permitindo o movimento com menor área de contato. Os elementos rolantes podem ser esferas ou roletes. 
Veja na figura os tipos de guias de rolamento:
As guias de rolamento proporcionam um movimento mais leve e com maior precisão. São aplicadas em máquinas e dispositivos de medição, assim como máquinas automatizadas.

As guias (dos tipos: rabo de andorinha e em V) prismáticas deslizantes podem ser reguladas com o auxílio de réguas de ajuste.
As guias de rolamentos oferecem maior precisão ao deslocamento. Em função disso, sua aplicação está ligada a máquinas e equipamentos com maior tecnologia e recursos.
A lubrificação é muito importante para o rendimento e durabilidade das guias, pois reduz o atrito, melhorando seu funcionamento e vida útil.
As guias de deslizamento são simples e podem ser utilizadas em diversos equipamentos, seja em máquinas operatrizes, seja em objetos do nosso cotidiano.

© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 29/02/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário