segunda-feira, 4 de maio de 2020

Tecnologia Mecânica - Aula 16 - Elementos de elevação e transporte: Cabos de aços e Cintas de Içamento

Os elementos de elevação e transporte, como os cabos de aço e as cintas de içamento, são utilizados em diversos ambientes e, principalmente, no ambiente de trabalho, para o manuseio de cargas. Por isso é importante que para sua atuação como técnico em mecânica, você reconheça tipos, características e aplicações desses elementos de elevação e transporte.

CABOS DE AÇO
Os cabos de aço são elementos de elevação e transporte compostos de vários arames de aço, enrolados sobre outro arame central, denominado alma. Essa estrutura forma um conjunto capaz de suportar forças de tração vertical, horizontal ou inclinada.
O formato do cabo de aço é semelhante a uma corda trançada, construída de fios de aço, como podemos observar nas imagens seguintes. 
Quanto à constituição, os cabos de aço possuem alma, perna, arame central e arame, conforme você pode observar na próxima imagem. 
Para identificar os principais tipos de cabos de aço, o técnico em mecânica precisa ficar atento às formas como as pernas dos cabos são distribuídas. Na animação a seguir é possível observar como é feita essa distribuição. 
A alma de um cabo de aço é um núcleo em torno do qual as pernas são torcidas e ficam dispostas em forma de hélice. Sua função principal é fazer com que as pernas sejam posicionadas de tal forma que o esforço aplicado no cabo de aço seja distribuído uniformemente entre elas.
Existem diversos tipos de cabos de aço, com formas construtivas e aplicações específicas.
Tabela 01 - Categorias de resistência de cabos

  • Cabos de aço "Simples": Os arames que compõem as pernas têm o mesmo diâmetro.
  • Cabos de aço "Seale": As camadas são alternadas entre fios grossos e finos. Os fios grossos ficam nas camadas externas para aumentar a resistência ao desgaste. O cabo Seale é ideal em situações em que o cabo estará sujeito à desgaste, devido a sua estrutura.
  • Cabos de aço "Filler": Possui vãos internos preenchidos por fios finos.
Tabela 02 - Cargas de elevação de cintas de içamento

  • Cabos de aço " Warrington": Possui fios com diâmetros diferentes e alternados que lhe conferem boa resistência ao desgaste e fadiga. Esse cabo do tipo Warrington resiste bem ao desgaste e fadiga, graças a sua estrutura formada por fios de diâmetros diferentes e alternados.
Convencionalmente, os cabos de aço podem ser fabricados em algumas categorias. Observe, na tabela seguinte, as categorias de resistência à tração de arames (excluindo-se arames centrais e de enchimento) para as seguintes categorias de resistência de cabos (Tabela 01).

Por serem pesados e difíceis de armazenar e transportar, os cabos de aço apresentam limitações para algumas aplicações. Por isso, existem também as cintas de içamento, um elemento de elevação e transporte que pode substituí-los ou trabalhar em conjunto.

CINTA DE IÇAMENTO
A cinta de içamento é produzida a partir das fibras de poliéster e náilon trançadas. Ela tem o objetivo de suportar cargas de tração em qualquer direção.
As cintas de içamento se destacam em relação aos cabos de aço, por possuírem vantagens na sua utilização, entre as quais podemos citar a  possibilidade de trabalharem submersos em líquidos. Revestimentos em couro podem ser adicionados às cintas a fim de evitarem danos às cargas. 
Devido a essas vantagens, as cintas de içamento podem ser utilizadas em qualquer tipo de trabalho, em especial no segmento industrial.
Diante de uma situação em que precisa elevar uma carga de 5000 kg, usando uma cinta em paralelo na vertical cujo fator de uso é FU = 2,0.
Com base na ABNT NBR 15637-1, a cinta ideal para o trabalho é a cinta de cor Amarela.

Para maiores informações sobre os elementos de elevação e transporte, consulte as seguintes normas:

  • ABNT NBR 3108 de 08/1998 – Cabos de aço para uso geral – Determinação da carga de ruptura real.
  • ABNT NBR 3108 de 10/2006 – Cabos de aço para uso geral – Requisitos mínimos.
  • ABNT NBR 15637-1 de 12/2017 – Cintas têxteis para elevação de cargas.
© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 29/02/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário