quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Revisão 20 - Tipos e usos de Chaves de Fenda

Em manutenção mecânica, é comum se usar ferramentas de aperto e desaperto em parafusos e porcas.
Fig. 1 - Chave de Fenda
Para cada tipo de parafuso e de porca, há uma correspondente chave adequada às necessidades do trabalho a ser realizado. Isto ocorre porque tanto as chaves quanto as porcas e os parafusos são fabricados dentro de normas padronizadas mundialmente.
Pois bem, para assegurar o contato máximo entre as faces da porca e as faces dos mordentes das chaves de aperto e desaperto, estas deverão ser introduzidas a fundo e perpendicularmente ao eixo do parafuso ou rosca.
No caso de parafusos ou porcas com diâmetros nominais de até 16 mm, a ação de uma única mão na extremidade do cabo da chave é suficiente para o travamento necessário. Não se deve usar prolongadores para melhorar a fixação, pois essa medida poderá contribuir para a quebra da chave ou rompimento do parafuso.

Uma família de ferramentas muito empregadas em trabalhos mecânicos são as chaves de fenda.

Fig. 2 - Chave Torx
1.1 - Chaves de fenda: Para apertar ou soltar parafusos. Existem vários tamanhos de acordo com as medidas dos parafusos a serem apertados ou de acordo com os espaços em que será feito o trabalho. Chaves com ponta fenda são para grandes esforços de aperto e ponta philips (ou ponta cruzada) para esforços menores, desenvolvida para não “espanar” o parafuso ou a rosca. Cada fabricante desenvolve tipos diferentes de cabos: cabos emborrachados, plásticos, quadrados, triangulares. Escolha o que melhor se adaptar e suas mãos.

1.2 - Chave torx: Desenvolvida para serviços com parafusos “torx”, muito usado em automóveis. No formato parecido com uma estrela, possuem seis pontos de apoio para o aperto ou desaperto do parafuso.
Chave Sextavada (Allen): Especial para parafusos com encaixe sextavado. Muito utilizada na indústria mecânica e automobilística. Para trabalhos em locais de difícil acesso, também foi desenvolvida a chave allen com ponta abaulada para ser usada inclinada.

Fig. 3 - Chave Allen
1.3 - Chave Allen - A chave Allen, também conhecida pelo nome de chave hexagonal ou sextavada, é utilizada para fixar ou soltar parafusos com sextavados internos. O tipo de chave Allen mais conhecido apresenta o perfil do corpo em L, o que possibilita o efeito de alavanca durante o aperto ou desaperto de parafusos. Muito utilizada na indústria mecânica e automobilística para trabalhos em locais de difícil acesso, também foi desenvolvida a chave allen com ponta abaulada para ser usada inclinada.
Antes de usar uma chave Allen, deve-se verificar se o sextavado interno do parafuso encontra-se isento de tinta ou sujeira. Tinta e sujeira impedem o encaixe perfeito da chave e podem causar acidentes em quem estiver manuseando.

Fig. 4 - Chave Phillips
1.4 - Chave Phillips - A extremidade da haste, oposta ao cabo, nesse modelo de chave, tem a forma em cruz. Esse formato é ideal para os parafusos Phillips que apresentam fendas cruzadas.
Há também no mercado a chave Phillips angular dupla, conforme figura abaixo.
É uma ferramenta utilizada em mecânica para apertar e soltar parafusos grandes quando se exige o emprego de muita força. Com o sextavado na haste, o operador pode, usando uma chave de boca fixa, aumentar o torque da ferramenta sem precisar de maior esforço. Esse modelo também é encontrado com a fenda cruzada (modelo Phillips). 
Tanto as chaves de fenda Phillips quanto as chaves de fenda com sextavado não devem ser utilizadas como talhadeiras ou alavancas.

1.5 - Chave canhão: Chave especial para colocação ou retirada de parafusos e porcas em locais de difícil acesso. Podem ser com haste maciça ou tubular. Esta última facilita a retirada de porcas quando o parafuso é muito longo.
Fig. 5 - Chave Canhão

Folha com Informações tecnológicas sobre chaves de fendas estão disponíveis em: 16_06_017 FIT Chaves de fendas SRG.

Folha com Permissão para o Trabalho está disponíveis em: 16_06_001 PT - Desmontar Painel .

© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 22/06/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário