segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Revisão 19 - Serrar canaletas em gabarito

Para corte de trilhos e de canaletas devemos transferir a medida para a canaletas com um riscador. Com uma caixa de esquadria e a serra manual no canal de corte necessário com o ângulo adequado para casos de cantos externos, cantos internos ou em ângulos, realize o corte. Use um estilete para retirar as rebarbas na parte interna do canal de cabos.
Para se obter juntas perfeitas com ângulo de 90°, como no caso de canaletas, o melhor sistema é o de meia esquadria. Ele exige, no entanto, absoluta precisão nos cortes. Para facilitar, devemos usar um gabarito, que você poderá usar sem dificuldade, acompanhando as explicações a seguir. Prenda o gabarito na bancada, com parafusos, ou firme-o na morsa. Com lápis e riscador, marque a linha de corte na canaleta, deixando 1 mm a mais para acabamento.
Calce o fundo do gabarito com um pedaço de madeira e apoie sobre este a peça a ser cortada. A marca feita com lápis deve coincidir com o rasgo de guia. Firmando a peça contra a parede do gabarito, comece a cortar com a serra manual; incline levemente a ponta da serra para baixo, nivelando-a à medida que for alcançando a base. Corte com movimentos lentos, para não torcer a serra e danificar o rasgo de guia do gabarito.
A folha de informação tecnológica referente a Serra Manual está disponível no link: 15_08_011 FIT Serra Manual SRG .
A folha de demonstração da tarefa de Serrar Manualmente está disponível no link: 15_09_005 PDT Serrar SRG.
© Direitos de autor. 2015: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 01/08/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário