sábado, 5 de setembro de 2020

Fabricação Mecânica - Aula 05.5 - Acessório para fresamento

ACESSÓRIOS 
Os acessórios são dispositivos que aumentam as possibilidades de uso da máquina em operações de fresamento. Vamos conhecer alguns deles. 
Figura 01 - Grampos e parafusos para fresadoras
1) Fixação por grampos
A utilização de grampos e parafusos é o meio mais utilizado para fixar as peças e acessórios diretamente na mesa da máquina.
A fixação precisa exercer força sobre a peça de maneira que supere as forças a que ela se sujeita durante o fresamento.
Alguns dos principais aspectos influenciados pela fixação são: acabamento, precisão e segurança.



2) Aparelho divisor
Figura 02 - Aparelho divisor
O aparelho divisor é um acessório que permite a execução de peças com características equidistantes ao longo de um perímetro circular em uma peça, com boa precisão. Esse é um acessório muito versátil, uma vez que permite diversas operações de usinagens em uma única fixação. 
O aparelho divisor é composto do cabeçote divisor e da contraponta.

O aparelho divisor é utilizado para fazer divisões equidistantes. Imagine uma circunferência que possui, em seu perímetro, vários pontos distribuídos de forma uniforme.
Figura 03 - Peças feitas com
auxilio do aparelho divisor.
Este mecanismo permite girar a peça sucessivamente de um determinado ângulo, de modo a possibilitar: a fresagem de peças que têm a seção em forma de polígono regular (quadrado, hexágono, etc); a execução de sulcos regularmente espaçados (alargadores, machos, etc.); a abertura de dentes de engrenagens, etc.

Perceba, na imagem da figura 03, na flange, que esses pontos podem representar furos executados na face de uma determinada peça. Ou, se interligarmos esses pontos por meio de retas, obtemos a figura de um hexágono, permitindo a execução de faces sextavadas. 
Dessa forma, é possível executar diversas características em peças, ao longo de um determinado perímetro. Veja esses exemplos na figura 03.
As engrenagens também são elementos compostos por dentes espaçados igualmente e que funcionam em conjunto podem ser usinados através do aparelho divisor.
Figura 04 - Inclinação do cabeçote

Além disso, é possível inclinar o cabeçote em relação à mesa da máquina e trabalhar na face de peças, ou mesmo inclinar a 45° ou alguma outra inclinação desejada para usinar peças como uma engrenagem cônica, como mostrado na figura 4.









Figura 05 - Fixação entre pontas.
No caso de peças que tenham um comprimento grande (cerca de 1,5 vezes o diâmetro da peça), é necessário fixação entre pontas para garantir não só a melhor fixação, mas também robustez à usinagem,  como mostrado na figura 5.

O aparelho divisor é utilizado para fazer divisões equidistantes. No caso de peças que tenham um comprimento grande, é necessário fixação entre pontas para garantir não só a melhor fixação, mas também robustez à usinagem. A peça precisa ter cerca de 1,5 vezes o diâmetro da peça para o uso do contraponta.

Figura 06 - Disco divisor.
Para se estabelecer o posicionamento nos ângulos corretos, são utilizados discos com diversos furos, chamados de disco divisor, como mostrado na figura 6.











Mas, como podemos estabelecer esses pontos em um perímetro, de forma precisa e com infinidade de quantidade. Veja como é possível fazer divisões equidistantes!

A coroa de transmissão costuma ter 40 ou 60 dentes. Podemos obter o número de voltas necessárias de acordo com o número de divisões desejadas.
Considerando uma coroa de 40 dentes, faz-se necessário 40 voltas na manivela para que a peça, que está no mesmo eixo da coroa, dê uma volta. Então, para fresar cada dente de uma engrenagem com 40 dentes, seria necessário 1 volta na manivela. 
Figura 07: Cálculo de numero de voltas
Mas, se o número de divisões necessárias for diferente, pode ser preciso dar mais voltas na manivela. Por exemplo, para uma peça com 10 divisões, devemos, para cada divisão, aplicar 4 voltas na manivela. 
Com isso, temos a seguinte fórmula para nos ajudar no cálculo, mostrada na figura 07 e 08.

O que você acha de exercitar um pouco esse cálculo, tente resolver essa questão.
Figura 08: Cálculo de numero de voltas
Quantas voltas serão necessárias na manivela para fresar cada dente de uma engrenagem com 20 dentes em um aparelho divisor que possui uma coroa de 40 dentes?
Se você calculou duas voltas, parabéns! Está correto.
Quando o número de voltas não é exato, como em uma peça com 27 lados, por exemplo, teríamos que utilizar as furações do disco divisor. 
No próximo vídeo vamos descobrir como escolher o disco divisor adequado para o número de divisões que desejamos fazer.

Mas, podemos nos deparar com uma situação diferente se o número de divisões não existir em nenhum disco! Como poderíamos resolver esse problema? Assista ao vídeo para descobrir.
O APARELHO DIVISOR EM AÇÃO
A execução do sextavado no aparelho divisor ocorre com grande facilidade e precisão para peças cilíndricas, como vamos ver no próximo vídeo. 

Vimos que é possível realizar a usinagem do sextavado obtendo boa precisão e com facilidade de fixação de peças cilíndricas sem depender de outros dispositivos. Para isso, utilizamos o cabeçote divisor. 
No entanto, é muito importante realizar os cálculos corretamente, principalmente no caso de muitas divisões, pois muitas vezes um erro só é detectado no final da usinagem!

© Direitos de autor. 2015: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 31/07/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário